O inicio

Construído para ser o local das competições da 17ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que seriam realizados em Ribeirão Preto. A Cava do Bosque começou a ser pensada em 1950, quando foram realizados os primeiros estudos para a construção, junto com um campo de futebol. Em 1952, foram realizadas as desapropriações dos terrenos e as obras de construção do Ginásio de Esportes iniciadas.nike air max mens nfl fantasy football adidas women sneakers nike air jordan low best human hair wigs custom hockey jerseys adidas yeezy boost 350 how to use rose sex toy adidas yeezy foam runner mens nike air jordan red official nfl shop best jordan shoes wig store free sex toys custom football uniforms
Com a supervisão do engenheiro Nelson Nóbrega, pouco a pouco o Ginásio ia erguendo sua abóbada de madeira com seus 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura eram, na época, uma maravilha da engenharia, sendo inclusive, notícia em vários países. “Pelo seu formato, em círculo, o Ginásio é no gênero uma das mais arrojadas construções e sem similar em todo mundo”, diziam os jornais da época.
A importância da Cava do Bosque já começou em sua inauguração, em 13 de outubro de 1952, que contou com a presença do então governador do Estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez.
Mostrando que seria um local diferenciado para o esporte da cidade, no ano de sua inauguração, Ribeirão Preto alcançou sua melhor colocação até então nos Jogos Abertos do Interior, ficando em segundo lugar, atrás de Santos, sendo campeã em diversas modalidades, em uma época que os Jogos Abertos do Interior eram considerados a maior competição esportiva da América do Sul.
Ampliação

Em agosto de 1988, foi entregue a reforma e ampliação da Cava do Bosque, que passou a ser denominado como Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima-Tim” e foi também quando o Ginásio recebeu o nome do radialista esportivo Gavino Virdes, falecido em 1965. Desde então, suas instalações passaram a ser utilizadas para o desenvolvimento das escolinhas esportivas e para treinamento das equipes profissionais da cidade.
Em sua história, o Complexo Esportivo já recebeu grandes eventos nacionais e internacionais, como o Encontro de Vôlei Brasil x Portugal, Mundialito e Sul Americano de Vôlei, 1° Torneio Brasileiros x Estrangeiros de Basquete, Jogos dos Globetrotters, Final dos Campeonatos Brasileiro de Vôlei e Basquete, Campeonato Brasileiro de Aeróbica, Estadual de Judô e Natação, Blues Festival, Circo Acrobático Chinês, Holiday On Ice de Patinação, Festival SESC Mobil de Ginástica e Dança, e também grandes shows com cantores brasileiros como Roberto Carlos, Djavan, Ivete Sangalo, Milton Nascimento e Alceu Valença.
Mais recente, a Cava do Bosque foi palco do II Campeonato Mundial de Futsal Down, o primeiro evento deste porte realizado em Ribeirão Preto. Durante sete dias, mais de 10 mil pessoas assistiram aos jogos do Mundial. Somente no jogo final, vitória do Brasil por 7 a 5 sobre a Argentina, 3,5 mil pessoas lotaram a Cava do Bosque.
Estrutura

Ginásio “Gavino Virdes”: Construído no período de 1 de maio a 13 de dezembro de 52 para realização da 17ª edição dos Jogos Abertos do Interior, o Ginásio conta com quatro vestiários, placar eletrônico e tribunas de autoridades e de imprensa.

Quadra Poliesportiva “Prof. Luiz Augusto Velludo”: Com marcação para as modalidades de basquete, vôlei, handebol e futsal. São realizados treinamentos e torneios nas mais diferentes modalidades, além de eventos públicos. Possui rampa de acesso a deficientes físicos para quadra e vestiários.

Quadra Poliesportiva “Prof. Nelson Antonio de Castro”: Nesta área são realizadas as aulas de ginásticas e de lutas, com local preparado para atender aos torneios e campeonatos das modalidades.

Piscina Olímpica “Luiz Antonio Musa Julião”: O conjunto aquático conta com uma arquibancada coberta e a piscina olímpica recebe os treinamentos da equipe de natação de Ribeirão Preto. Em 2020, passou a ser aquecida, oferecendo melhores condições de treinamentos. Conta ainda com uma piscina adaptada, que recebeu o nome de “Prof. Abílio Couto”, utilizada para alunos iniciantes, deficientes e idosos.

Pista de Atletismo “Prof. Geraldo de Pádua Melo”: A pista de atletismo tem 320 metros de extensão e conta com área destinada para treinamento de saltos, corridas, arremessos e lançamentos, além de um campo de futebol com medidas de 90 x 45 metros, onde são realizados treinamentos e complementação de preparação das outras modalidades atendidas na Secretaria de Esportes.

Sala de Troféus “Wilson Roveri”: Um espaço destinado à memória esportiva. A Sala de Troféus foi inaugurada no dia 28 de julho de 2004, em uma cerimônia especial que contou com a presença dos atletas dos Jogos Abertos do Interior de 1952, ano de fundação do Ginásio da Cava do Bosque. Com suas conquistas divididas desde a década de 30 até os dias atuais, a Sala de Troféus resgata a memória esportiva da cidade com painéis ilustrativos, fotos, artigos históricos e uma linha do tempo suspensa no teto, onde se pode acompanhar feitos de grandes ribeirão-pretanos ao longo da história.